Fukubukuro

Redação - Janeiro 13, 2019 - Geral /

Foto de sacola fechada da Starbucks

Milhares de japoneses passam horas em longas filas, a cada novo ano, para comprar uma disputada sacola de papel que as lojas locais oferecem apenas nessa época do ano. São as “fukubukuro”, como são chamadas essas “sacolas-surpresa” ou “sacolas da sorte”.

Basicamente, elas contém produtos surpresa para o consumidor. Há de roupas a alimentos dentro de cada bolsa, dependendo da loja onde o produto é adquirido. É ‘a emoção de não saber’
É um tipo de artigo que começou a ser vendido como uma forma de as lojas japonesas “desovarem” o estoque antigo de produtos a cada começo de ano. Hoje, além de a prática ter virado uma tendência nacional, as sacolas causam verdadeiro frenesi entre os consumidores.
As vendas de fukubukuro começam todo dia 1º de janeiro e só terminam quando as sacolas esgotam, geralmente em algum ponto durante as primeiras semanas do mês.
Para muitos japoneses, o Ano Novo não é o mesmo sem fukubukuro.
Fonte: BBC