AUOMÁTICO HEAD

O que é Tesouro Direto?

Imagem meramente ilustrativa para Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa criado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), sendo uma alternativa de investimento para Pessoas Físicas. É a aquisição de títulos públicos federais por meio do Tesouro Nacional.

O cadastro no Tesouro Direto poderá ser efetuado por você mesmo através do Internet Banking ou da agência do seu banco ou de uma instituição financeira habilitada. Finalizado seu cadastro, você poderá investir em Títulos Públicos Federais diretamente pela Internet, no site do Tesouro.

Algumas dessas instituições, incluindo vários bancos, possuem seus sistemas integrados ao sistema do Tesouro Direto, sendo chamadas de Agentes Integrados. A integração dos sistemas se traduz em maior facilidade para o investidor, pois as compras de títulos poderão ser feitas diretamente no site da própria instituição, como por exemplo, o seu banco (Caixa, Santander, entre outros).

As consultas ao saldo e ao extrato poderão ser realizadas tanto no site do Tesouro Direto quanto no do Agente Integrado. Fica a critério do Agente Integrado a disponibilização da opção de compra pela área restrita do site do Tesouro Direto.

Quando você compra títulos públicos, estes ficam guardados em uma conta de custódia na BMF&BOVESPA aberta em seu nome pelo seu agente de custódia. Essa conta é semelhante a uma conta corrente, porém, em vez de de guardar dinheiro, guarda títulos.

..