O que é um eclipse?

Redação - Janeiro 19, 2019 - O que é? /

Foto de eclipse lunar

Um eclipse ocorre quando um corpo celeste como uma lua ou um planeta se move na sombra de outro corpo celeste. Existem dois tipos de eclipses na Terra: um eclipse da lua e um eclipse do sol.

O que é um eclipse lunar?
A lua se move em uma órbita ao redor da Terra e, ao mesmo tempo, a Terra orbita o sol. Às vezes a Terra se move entre o sol e a lua. Quando isso acontece, a Terra bloqueia a luz solar que normalmente é refletida pela lua. (Esta luz solar é o que faz a lua brilhar.) Em vez de a luz atingir a superfície da lua, a sombra da Terra cai sobre ela. Este é um eclipse da lua – um eclipse lunar. Um eclipse lunar só pode ocorrer quando a lua está cheia. Um eclipse lunar pode ser visto da Terra à noite.
Existem dois tipos de eclipses lunares: eclipses lunares totais e eclipses lunares parciais.
Um eclipse lunar total ocorre quando a lua e o sol estão exatamente em lados opostos da Terra. Embora a lua esteja na sombra da Terra, alguma luz solar atinge a lua. A luz do sol passa pela atmosfera da Terra, o que faz com que a atmosfera da Terra filtre a maior parte da luz azul. Isso faz com que a lua pareça vermelha para as pessoas na Terra.
Um eclipse lunar parcial acontece quando apenas uma parte da lua entra na sombra da Terra. Em um eclipse parcial, a sombra da Terra parece muito escura no lado da lua voltada para a Terra. O que as pessoas vêem da Terra durante um eclipse lunar parcial depende de como o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados.
Um eclipse lunar geralmente dura algumas horas. Pelo menos dois eclipses lunares parciais ocorrem todos os anos, mas eclipses lunares totais são raros. É seguro olhar para um eclipse lunar.

O que é um eclipse solar?
Às vezes, quando a lua orbita a Terra, ela se move entre o sol e a Terra. Quando isso acontece, a lua impede que a luz do sol chegue à Terra. Isso causa um eclipse do sol ou eclipse solar. Durante um eclipse solar, a lua lança uma sombra na Terra.
Existem três tipos de eclipses solares.
O primeiro é um eclipse solar total. Um eclipse solar total é visível apenas de uma pequena área na Terra. As pessoas que vêem o eclipse total estão no centro da sombra da lua quando ela atinge a Terra. O céu fica muito escuro, como se fosse noite. Para que ocorra um eclipse total, o sol, a lua e a Terra devem estar em linha direta.
O segundo tipo de eclipse solar é um eclipse solar parcial. Isso acontece quando o sol, a lua e a terra não estão exatamente alinhados. O sol parece ter uma sombra escura em apenas uma pequena parte de sua superfície.
O terceiro tipo é um eclipse solar anular. Um eclipse anular acontece quando a lua está mais distante da Terra. Porque a lua está mais longe da Terra, parece menor. Não bloqueia toda a visão do sol. A lua na frente do sol se parece com um disco escuro em cima de um disco maior. Isso cria o que parece um anel ao redor da lua.
Durante um eclipse solar, a lua projeta duas sombras na Terra. A primeira sombra é chamada de umbra. Essa sombra fica menor quando atinge a Terra. É o centro escuro da sombra da lua. A segunda sombra é chamada de penumbra. A penumbra fica maior quando atinge a Terra. Pessoas em pé na penumbra verão um eclipse parcial. Pessoas em pé no umbra vão ver um eclipse total.
Os eclipses solares acontecem uma vez a cada 18 meses. Ao contrário dos eclipses lunares, os eclipses solares duram apenas alguns minutos.
NUNCA olhe diretamente para o sol: isso pode danificar permanentemente seus olhos! Você deve usar equipamento de segurança adequado para observar qualquer tipo de eclipse solar.
Fonte: Nasa