O que é um SUV?

Redação - Janeiro 19, 2019 - O que é? /

Foto de  Toyota Land Cruiser

As iniciais SUV significam Sport Utility Vehicle (veículo utilitário esportivo), mas isso não explica muito sobre o carro.
Os primeiros exemplos foram máquinas grandes e robustas que eram resistentes e equipadas com tração nas quatro rodas, o que significava que podiam viajar fora da estrada. Eles também tinham um interior espaçoso e foram construídos para uma vida difícil.
Você poderia atirar sua prancha nas costas e chegar a praias desertas; levar seus esquis para encostas isoladas; ou transportar o seu cão pastor por campos íngremes para recuperar um rebanho perdido.

Mas à medida que sua praticidade e alta posição de direção se tornaram mais populares, o número de compradores que nunca tirou SUVs do asfalto aumentou e os fabricantes os tornaram cada vez mais elegantes e mais propensos a dirigir – muitas vezes à custa de sua capacidade off-road.
Em 2018, o termo SUV ainda pode ser aplicado a carros grandes e robustos capazes de escalar diferentes terrenos, como o Toyota Land Cruiser ou o Range Rover. Mas o nome também pode ser aplicado a veículos menores e com muito menos capacidade (geralmente sem tração nas quatro rodas), como o Vauxhall Mokka X e o Honda HR-V. No entanto, estes são realmente crossovers.

Se você fosse um defensor da precisão, diria que um SUV precisava ter tração nas quatro rodas, o que ajuda a evitar que ele fique preso em superfícies escorregadias. No entanto, tenha em mente que alguns SUVs não tem, a fim de reduzir o peso e melhorar a economia de combustível.
Um SUV também é alto. O propósito original não era dar ao motorista uma visão melhor da estrada à frente, mas permitir que o veículo passasse sobre pedras irregulares e através de sulcos, sem raspar o fundo.

Tem muito espaço interior também. Se você é um entusiasta de esportes radicais ou um fazendeiro que precisa transportar fardos de feno, um SUV tradicional deve ter espaço suficiente.
Esses três ingredientes: uma alta posição de condução, melhor desempenho em climas gelados e muito espaço fazem dos SUVs particularmente atraentes para as famílias.
Finalmente, um SUV é geralmente construído com peças mecânicas que são projetadas especificamente para uso robusto – embora haja exceções. Pode tornar os carros pesados e aumentar a quantidade de combustível que eles usam. Esta é a grande diferença entre SUVs e crossovers, que usam as peças mecânicas dos carros da família, que são projetados principalmente para as estradas asfaltadas.

Crossover ou SUV?
Depois de dizer que há tecnicamente uma diferença entre crossovers e SUVs, aqui está a contradição: ambos os termos são usados pelos fabricantes de automóveis para descrever os carros mais altos com uma posição de condução mais elevada e aparência robusta e fora de estrada.
Fonte: BuyaCar