AUOMÁTICO HEAD

OTAN – O que é

NATO – North Atlantic Treaty Organization
Em Português: OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte
É uma associação de países europeus e norte-americanos, formada em 1949 para a defesa da Europa e do Atlântico Norte contra a ameaça percebida de agressão soviética.
O objetivo da OTAN é garantir a liberdade e a segurança de seus membros por meios políticos e militares.
POLÍTICA – A OTAN promove os valores democráticos e permite que os membros consultem e cooperem em questões de defesa e segurança para resolver problemas, construir confiança e, a longo prazo, evitar conflitos.
MILITAR – A OTAN está comprometida com a resolução pacífica de disputas. Se os esforços diplomáticos falharem, ele tem o poder militar para empreender operações de gerenciamento de crises. Estas são realizadas sob a cláusula de defesa coletiva do tratado fundador da OTAN – Artigo 5 do Tratado de Washington ou sob mandato das Nações Unidas, sozinho ou em cooperação com outros países e organizações internacionais.
Todos os dias, os países membros consultam e tomam decisões sobre questões de segurança em todos os níveis e em vários campos.
Uma “decisão da OTAN” é a expressão da vontade coletiva de todos os 29 países membros, uma vez que todas as decisões são tomadas por consenso.
Atualmente (julho/2018), a OTAN tem 29 membros. Em 1949, havia 12 membros fundadores da Aliança: Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. Os outros países membros são: Grécia e Turquia (1952), Alemanha (1955), Espanha (1982), República Checa, Hungria e Polónia (1999), Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia, Roménia, Eslováquia e Eslovénia (2004). , Albânia e Croácia (2009) e Montenegro (2017).


..