AUOMÁTICO HEAD

Parque da Serra da Capivara

Foto de vista aérea parcial do parque
Intitulada Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara, que fica no município de São Raimundo Nonato (PI), reúne mais de mil sítios arqueológicos – uma das maiores concentrações em todo o mundo -, sendo 173 abertos a visitação e 17 acessíveis a cadeirantes. O local guarda os vestígios mais antigos da presença do homem nas Américas, datados de 48 mil anos.

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.

Em 1993, o Parque passou a constar do Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Iphan. Na área tombada foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos. A maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico. A área faz parte de um dos 63 parques nacionais do Brasil e está entre as dez que protege a caatinga, sendo constituída de quase 40% da caatinga protegida no país.

..