AUOMÁTICO HEAD

Pluviômetro ou como se mede a quantidade de chuva

A unidade de medida utilizada para verificar os acumulados de chuva é o milímetro (símbolo: mm). A pluviosidade dele é equivalente ao volume de um litro de água de chuva que se acumulou sobre um espaço de um metro quadrado. Ou seja, quando os meteorologistas dizem que choveu 100mm nas últimas 24 horas em um determinado local, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.

“Quando se fala em milímetros, é importante lembrar que é uma medida subjetiva, pois a chuva não cai de forma regular na mesma cidade. Por exemplo, pode ter chovido 20mm em um bairro e não no outro”, explica a técnica em meteorologia da Somar Meteorologia, Patricia Vieira.

Para isso, existem diversos pluviômetros espalhados em todo o Brasil que ficam dentro de estações meteorológicas, como a do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), para informar o volume de chuva em uma determinada área. “Cada cidade possui uma análise oficial ou caso não tenha uma estação, utilizam de um processo matemático para análise comparativa como a interpolação, que é um cálculo que estima alguma variável, através da distância e altitude de outro município”, comenta Vieira.

Já para saber se choveu mais ou menos do que o esperado para o mês, os meteorologistas contam com a chamada média histórica ou climatológica.

“A média histórica é utilizada em um período de 30 anos e atualmente é de 1960-1990, mas apenas em 2020 é que teremos uma nova climatologia, conforme regulamentação do INMET”, finaliza Vieira.

Ilustração de aferição de volume de água de chuva

Em termos de volume, com uma precipitação de 10 mm, cada metro quadrado do território avaliado recebe 0,01 m, ou 10 litros, de água da chuva. Com uma precipitação de 1 mm, cada metro quadrado recebe 1 litro de água da chuva. Uma precipitação de 1 mm fornece 0,001 m3 ou 1 litro de água a cada metro quadrado do espaço. Assim, 1 ha recebe 10 000 litros.

Fontes: INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) * FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura)

Tags:
..